O camponês e a superação de um ‘destino medíocre’

Na sombra da Imaginação

Horacio Martins de Carvalho
terça-feira 24 de agosto de 2010 por LRAN

1. Um destino medíocre numa sociedade em movimento?

Mantido o pacto de dominação entre o capital e a propriedade fundiária que tem sustentado os regimes políticos no Brasil, tudo leva a crer que a divisão social do trabalho historicamente constituída continuará constrangendo os camponeses a produzirem alimentos básicos e baratos e a permanecerem como reserva de força de trabalho para as empresas capitalistas. Nesse sentido se poderia indagar ainda hoje, como o fez Mollat

Os camponeses no Brasil, desde o seu surgimento no período colonial, sempre estiveram direta ou indiretamente subordinados a frações das classes dominantes no campo, seja do capital mercantil dos sesmeiros seja do capital agrário das empresas capitalistas na economia contemporânea. “O subalterno não é uma condição, figura que o desenvolvimento capitalista supostamente extinguiria com o correr do tempo. Estamos diante de um processo que se atualiza e subalterniza grupos crescentes, nos países pobres, nas regiões pobres dos países ricos, mas também nos espaços ricos dos países pobres (...)” Martins, José de Souza (1989). Caminhada no chão da noite. Emancipação política e libertação nos movimentos sociais no campo. São Paulo, Hucitec, pp. 100-101. (grifos no original – HMC).

A subalternidade dos camponeses é devida a alguns fatores históricos como a concentração das terras rurais no país pelos capitalistas das distintas frações do capital, a especialização do uso das terras dos latifundiários para a produção de mercadorias destinadas à agroexportação (as ‘commodities’ agrícolas) e a mentalidade dominante lastreada pelos valores da ideologia do trabalho escravista, entre os quais o se considerar o trabalhador como pessoa --- e não a sua força de trabalho, como uma mercadoria à sua disposição.

 Descarga


Documentos anexados

Descarga

24 de agosto de 2010
Documento : opendocument text
20.3 KB

Arquivo ODT


Página inicial | Contato | Mapa do site | | Estatísticas | visitas: 859666

Acompanhar a vida do site pt_br  Acompanhar a vida do site AÇÃO TERRA   ?

Site realizado com SPIP 2.1.10 + AHUNTSIC

Creative Commons License

Visitantes online: 100