Página inicial > AÇÃO TERRA > Agricultura Suntentavel

Agricultura Suntentavel

Matérias desta seção


Seminário Internacional: Políticas Públicas para a Soberania Alimentar (Agricultura Suntentavel)

domingo 28 de julho de 2013 por LRAN
Diante da conjuntura internacional, onde várias organizações da Via Campesina avaliam a abertura do diálogo por parte dos governos nacionais e também reconhecem as grandes e diversas experiências em políticas públicas das sua organizações, para os dias 28, 29 e 30 de setembro de 2012, a Via Campesina (...)


Soberania alimentar: Uma necessidade dos povos (Agricultura Suntentavel)

João Pedro Stedile e Horacio Martins de Carvalho
quarta-feira 30 de março de 2011 por LRAN

O direito à alimentação é um direito humano básico, incluído na Declaração Universal dos Direitos Humanos, das Nações Unidas, 1944. “todas as pessoas têm direito a uma boa nutrição como condição sine qua non para um desenvolvimento pleno, físico e mental (artigo 25).”



Solo fértil do Sudão atrai investimentos brasileiros (Agricultura Suntentavel)

Renata Ryff Moreira | Agadi (Sudão)
segunda-feira 10 de janeiro de 2011 por LRAN

Se depender da tecnologia e conhecimento que Brasil está exportando, cenário sudanês pode mudar em poucos anos



Sementes (Agricultura Suntentavel)

Horacio Martins de Carvalho
quarta-feira 23 de dezembro de 2009 por LRAN

Patrimônio do povo a serviço da humanidade

EDITORA EXPRESSÃO POPULAR

Tradução e revisão: Geraldo Martins de Azevedo Filho, Juan Alberto Pezzutto Blanco, Elisa Schreiner, Werner Fuchs, Paulo Petersen Projeto gráfico, capa e diagramação ZAP Design Ilustração da capa «Semilla» de Egüez Pavel, Equador, 2001 Impressão e acabamento Cromosete



Agricultura ecológica produz mais e melhor (Agricultura Suntentavel)

sábado 21 de março de 2009 por LRAN

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.



Site Carta Maior

Como fabricar uma crise global (Agricultura Suntentavel)

Walden Bello - La Jornada
sexta-feira 27 de junho de 2008 por LRAN

Como foi que os mexicanos, que vivem na terra onde o milho foi domesticado, chegaram a depender do grão produzido nos EUA? Como foi que as Filipinas, que exportavam arroz, passaram a ser o maior importador mundial deste produto? Como no México, os agricultores filipinos perderam o apoio do Estado e descobriram os «encantos» da liberalização comercial. A análise é de Walden Bello.



A Crises Alimentar: Discussão com Peter Rosset (Agricultura Suntentavel)

terça-feira 20 de maio de 2008 por LRAN

original no IHU on-line


«Três décadas de acordos de livre comércio e políticas neoliberais desmantelaram a capacidade da maioria dos países de produzirem sua própria comida.» A constatação é de Peter Rosset, agroecologista americano. Nesse cenário, os investidores têm descoberto o «commodity trading (comércio de bens) como resultado do colapso do verdadeiro mercado estatal nos EUA, e estão em busca desesperada de novas áreas de investimentos». Entretanto, explica, esses grupos lucram tanto com as altas como com as quedas dos preços dos alimentos, inflando «a bolha dos commodities, que está deixando a alimentação fora do alcance das pessoas pobres por todo o mundo». Atualmente, lembra, «61% de todos os contratos futuros de trigo nos EUA estão detidos por fundos (de risco) multimercados».

Em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line, Rosset defende a teoria de que cada país deve ser responsável pela alimentação de seu próprio povo. Ao comentar a produção de biocombustíveis, ele é categórico: «É um crime contra a humanidade priorizar alimentar carros em vez de alimentar pessoas».

Peter Rosset tem doutorado em Agroecologia. É pesquisador do Centro de Estudios para el Cambio en el Campo Mexicano (CECCAM), co-coordenador da Rede de Pesquisa-Ação sobre a Terra ( www.acaoterra.org ), e faz parte do grupo técnico do [La] Vía Campesina. "



Crise alimentar. Chegou a vez da Via Campesina (Agricultura Suntentavel)

Artigo de Peter Rosset
segunda-feira 19 de maio de 2008 por LRAN

A crise alimentar mundial coloca em evidência as propostas do movimento social camponês, afirma Peter Rosset em artigo para o La Jornada, 09-05-2008. O pesquisador comenta as razões da crise alimentar mundial e destaca as propostas da Via Campesina. A tradução é do Cepat.



Via Campesina analisa elevação do preço dos alimentos (Agricultura Suntentavel)

domingo 18 de maio de 2008 por LRAN

. A Via Campesina Internacional, uma coalizão mundial de movimentos de camponeses, pequenos e médios agricultores, trabalhadores rurais, mulheres camponesas e comunidades indígenas, organizada na América, África, Ásia e Europa, apresenta em «Uma resposta à crise global dos alimentos» uma análise sobre o aumento do preço dos alimentos e uma proposta para garantir a sustentação dos pequenos produtores e baixos preços para os consumidores nas cidades.



América Latina em Movimento

Colonialismo e Agroenergia (Agricultura Suntentavel)

Maria Luisa Mendonça e Marluce Melo
quinta-feira 29 de março de 2007 por LRAN

Marluce Melo é membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT)


“Poderíamos construir projetos para países pobres não verem nos países ricos apenas países exploradores”. Essa proposta feita pelo presidente Lula durante a visita de Bush ao Brasil, no dia 9 de março, sintetiza o principal objetivo do encontro—melhorar a imagem do governo estadunidense na América latina.



Página inicial | Contato | Mapa do site | | Estatísticas | visitas: 831984

Acompanhar a vida do site pt_br  Acompanhar a vida do site AÇÃO TERRA  Acompanhar a vida do site Agricultura Suntentavel   ?

Site realizado com SPIP 2.1.10 + AHUNTSIC

Creative Commons License

Visitantes online: 19